Vantagens da Geolocalização em Aplicativos

home/blog/aplicativos/Vantagens da Geolocalização em Aplicativos
Você, provavelmente já ouviu falar em geolocalização, não é? Ela está presente há muito tempo para determinar qual caminho seguir e chegar ao destino desejado.
Vantagens da Geolocalização em Aplicativos

Você, provavelmente já ouviu falar em geolocalização, não é? Ela está presente há muito tempo para determinar qual caminho seguir e chegar ao destino desejado.


Ou ainda, estimar a exata localização de algo ou alguém, enfim, desde as bússolas, a geolocalização tem um papel importante para conduzir nossa vida.


As novas tecnologias vêm inovando no desenvolvimento de aplicativos com sistemas de geolocalização para criar cada vez mais ferramentas que possam buscar com precisão mais informações do que uma simples direção.


Partindo desse pressuposto, muitas empresas têm usado a tecnologia de geolocalização como ferramenta de estudo do comportamento humano, para entender suas preferências e oferecer exatamente o que o usuário está buscando.


Para entender melhor no que a geolocalização pode ajudar no seu dia a dia e saber o que, afinal, é geolocalização, continue a leitura.


O que é a Geolocalização e Como Funciona


A geolocalização refere-se à localização geográfica (latitudinal e longitudinal) de um dispositivo conectado à Internet. Não a sua localização, mas a localização de qualquer meio eletrônico que esteja sendo usado para acessar a Internet.


Portanto, na analise de requisitos, se você deixar seu telefone em seu carro e for dar uma corrida de uma hora no parque, seu histórico de geolocalização para aquela hora é a localização física de seu carro, de acordo com seu celular.


Porém se você estiver usando seu watch integrado ao seu smartphone, então não terá como ficar livre de ser rastreado, ou seja, seu histórico de geolocalização para aquela hora é aonde quer que você corra.


Basicamente, a geolocalização funciona da seguinte forma:


Coleta de dados com base em dispositivos


A coleta de dados baseada em dispositivos depende de GPS e redes celulares, portanto é mais precisa em lugares com mais pessoas porque há uma triangulação mais próxima. Quanto menor a densidade populacional, porém, menor é a precisão. Enquanto os serviços baseados em localização estiverem habilitados e você tiver um chip GPS e um sinal de rede celular, você poderá acessar (e ser acessado por) esses serviços para encontrar sua localização geral através da triangulação de dispositivos GPS. Obviamente, os serviços de Internet que têm acesso a isso levantam questões de

privacidade.


Coleta de dados com base no servidor


O outro método de geolocalização utiliza a coleta de dados baseada em servidor ligada ao endereço IP do seu dispositivo através de uma conexão Wi-Fi ou Ethernet. Os endereços IP são armazenados em bancos de dados onde locais físicos estão associados a esses IPs, mapeados por anos de mineração de dados.


A precisão da geolocalização IP é baseada na quantidade de dados (e dados de suporte) relacionados a um local específico, bem como a atualidade dessa aquisição de dados através de bancos de dados de servidores de terceiros.


Coleta de dados combinados


É claro que há ressalvas para o uso de qualquer tipo de geolocalização. Naturalmente, você precisa que os visitantes deem sua permissão se você estiver usando a detecção baseada em dispositivos, que é a mais precisa e a mais adequada para informações de localização específicas da cidade.


A detecção baseada em servidor, que é a menos invasiva e mais adequada para informações específicas do país, pode retornar dados contornados se o endereço IP do visitante for roteado através de um servidor proxy (por exemplo, VPN).


Neste caso, o endereço IP é realmente mapeado para um local relativo à localização do servidor, não ao do visitante. Portanto, como qualquer um dos tipos de coleta de dados pode falhar, um website às vezes incorporará ambos tipos como um fallback, utilizando mongodb o que é um exemplo de tecnologia que considera alguns dados para proporcionar a melhor experiência ao usuário.


Geolocalização em Aplicativos


Muitas empresas fazem o uso da geolocalização na criação e aplicativos para o seu negócio. É provável que você já tenha usado muitos deles ao longo do dia ou aos finais de semana.


Os aplicativos de entretenimento são os que mais se beneficiam da geolocalização em seus aplicativos, pois eles podem te ajudar na hora de procurar um restaurante mais próximo, como também para chamar um carro de transporte, como o UBER, por exemplo.


Veja as vantagens da geolocalização para aplicativos de entretenimento:


  • Localização atual do usuário;


  • Como ir de um lugar para outro;


  • A atualização do tempo junto com o tempo na área que você provavelmente visitará;


  • As visitas populares em todo o local;


  • Verificar festivais e espetáculos em torno da área em que você está;


  • Os lugares históricos a visitar em uma viagem;


  • Serviço de transporte;


  • Através dos aplicativos de geolocalização, você pode encontrar a localização de um par para sair;


  • Rastreamento em tempo real do produto final;


  • O status de um local;


  • A hora prevista de chegada;


  • Verifique o número de participantes potenciais conforme a localização geográfica;


  • Deixar as pessoas se encontrarem de acordo com o local de sua preferência;


  • Encontrar a faixa de distância para definir datas também é possível através destas aplicações de geolocalização;


  • A geolocalização para aplicativo permite que as pessoas se conectem mais facilmente.


Não tenha dúvida que o uso da geolocalização para aplicativo traz muitas vantagens para os usuários, tanto para a indústria 4.0 para inovar na produção, quanto em outros segmentos de negócio. A prática permitirá que o negócio sirva melhor aos clientes de acordo com suas necessidades e exigências.


Precisando de uma empresa para protótipo de aplicativo com geolocalização e de desenvolvimento de software de qualidade? Entre em contato com os especialistas da Mestres da Web e conheça nossas soluções em tecnologia para você e sua empresa.

Artigo deFernando CunhaCom mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.