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Aplicativo de delivery: por que ter o seu próprio?

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Aplicativo de delivery: por que ter o seu próprio?

Diante do cenário atual, com o isolamento social e a restrição de circulação, o aplicativo de delivery se tornou uma preferência do consumidor. Em um estudo realizado pela plataforma Mobills, estima-se que os gastos em  aplicativos de entrega cresceram cerca de 149%, durante a pandemia em 2020.  

Além de restaurantes, os apps também facilitam a compra de itens de supermercado, produtos farmacêuticos, artigos de shopping, produtos de petshop e outros, trazendo agilidade e facilidade para o cliente. 

 

Por que investir em um aplicativo de delivery próprio? 

 

O surgimento de empresas que atendem apenas por delivery é uma forte tendência do mercado. O que era visto como um “plano B”, tornou-se a alternativa principal.  

Estar presente no meio virtual é uma necessidade para quem deseja expandir seu negócio e captar novos clientes. Utilizar um aplicativo próprio de venda e entrega, traz visibilidade e independência para a sua empresa. Além de diminuir os custos com taxas cobradas por marketplaces e outros aplicativos de delivery. 

Benefícios de usar um aplicativo de delivery próprio: 

 

  • Impor a sua marca: diferente dos apps de marketplace, ter um aplicativo de delivery próprio permitirá que o design e marketing sejam completamente voltados para sua marca planejado em todos os detalhes com foco no seu público-alvo. 
  • Experiência customizada: Ter um aplicativo de delivery próprio te dá a oportunidade de inovar e entregar uma experiência de consumo customizada e diferente para seus clientes. Além disso, através da captação de dados dos dos clientes, é possível entregar uma experiência segmentada e exclusiva.   
  • Marketing otimizado: Ter um aplicativo próprio de delivery dá mais controle sobre as notificações do app e facilita a entrega de novidades e promoções. 
  • Fidelização do cliente: Apesar de um aplicativo próprio não ter o mesmo alcance que o de um marketplace, ele tem o poder de fidelizar clientes muito maior que o de um marketplace.
  • Autonomia: Um marketplace torna sua marca dependente em processos importantes como receber pagamentos, ter entregadores, entrar em contato com o cliente etc, portanto ter seu aplicativo de delivery próprio significa dar mais autonomia e liberdade para sua marca.  
  • Aumento de lucros:Os marketplaces cobram várias taxas que estão presentes em desde a realização de um pedido até a contratação de um entregador. Ao ter um aplicativo de delivery próprio, sua empresa se livra dessas taxas e aumenta os lucros.

 

Marketplaces são vilões? 

 

Marketplaces não são vilões. Inclusive, manter as vendas em um marketplace e em um aplicativo próprio, ao mesmo tempo, é excelente para pequenas empresas, principalmente como forma de divulgação. 

Os Marketplaces possuem nomes fortes e credibilidade com o mercado, portanto possuem muita visibilidade e não devem ser descartados na sua estratégia.

Porém a tendência é que seu restaurante cresça e tenha seu aplicativo de delivery próprio, sem ter que depender dos marketplaces para faturar.   

Uma maneira de migrar os clientes dos grandes apps de delivery para o seu aplicativo próprio, é criando promoções exclusivas para o app de sua empresa.

 

Como escolher uma empresa para desenvolver meu aplicativo?

 

São muitos os benefícios em otimizar o atendimento de sua empresa no meio virtual. Antes de contratar uma empresa para desenvolver o seu aplicativo, atente-se: 

  • A reputação da empresa, busque por feedbacks de outros clientes.
  • Analise o portfólio dos desenvolvedores. 
  • Esclareça todas as suas necessidades no período de planejamento. 

 

Considerações finais

 

Para manter um aplicativo, serão necessárias manutenções e atualizações frequentes, para melhorar cada vez mais a experiência do seu cliente.  

Um bom marketing, também garantirá o sucesso de seu aplicativo, através de campanhas de divulgação nas redes sociais de sua empresa, por exemplo. 

Contudo, cada vez mais podemos notar a importância de estar conectado e de atender as expectativas do cliente. Uma empresa de sucesso sempre está em constante evolução.

 

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Artigo deFernando CunhaCom mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.
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