Vamos conversar sobre o seu projeto

Fale sobre você

Qual o tipo do seu projeto?

Protótipo de Aplicativo: o que é e por que ter um?

home/blog/aplicativos/Protótipo de Aplicativo: o que é e por que ter um?
Protótipo de Aplicativo: o que é e por que ter um?

O mercado de aplicativos não para de crescer e chama muita atenção de empresas que querem se digitalizar e escalar o faturamento. Porém, investir em um aplicativo exige um caixa considerável. Pensando em uma solução para os que querem dar os primeiros passos do seu aplicativo e testar sua ideia no computador e celular, contratar ou desenvolver um protótipo de aplicativo é um ótimo começo.


O que é um protótipo de aplicativo e como ele funciona?

 

Um protótipo de aplicativo é uma prévia estruturada e com design do seu aplicativo. Ela é totalmente navegável e funciona como um projeto do aplicativo.


Um protótipo ainda não é funcional, mas permite testar e percorrer todos os botões, formulários, e caminhos do seu aplicativo. Bem como testar diferentes identidades visuais e ideias de design.

 

Por que ter um protótipo de aplicativo?

 

Para aqueles que não possuem muito conhecimento em desenvolvimento de aplicativos, a princípio podem não perceber a importância de um protótipo de aplicativo.


No entanto, ter um protótipo de aplicativo é essencial e traz muitos benefícios para o planejamento e desenvolvimento do seu app, que reduzem os riscos da sua ideia falhar ao ser lançada.


Veja a seguir alguns motivos para ter um protótipo:


  • Permite testar, verificar e validar sua solução, para então decidir se segue em frente ou não com a ideia da maneira que está.
  • Possibilita usar e navegar o aplicativo antes mesmo de ele ser programado
  • Mostra como seu aplicativo irá funcionar quando o desenvolvimento acontecer de fato
  • Permite elaborar o design e a identidade visual antes do app existir de fato
  • Realizar ajustes e alterações durante a fase de protótipo é muito mais barato do que realizar mudanças depois que o app está publicado em um marketplace
  • Pode ser utilizado para atrair investidores para o lançamento do app

 

Quanto custa um protótipo de aplicativo?

 

Se você é uma empresa e está pensando em contratar um desenvolvedor de aplicativos para criar seu protótipo, saiba que esse é um trabalho que exige diversos profissionais e pode levar um tempo para ser realizado.


Geralmente, o custo de um protótipo de aplicativo gira em torno de R$ 15.000 à R$ 20.000.


Vale lembrar que um protótipo de aplicativo é diferente de um MVP. Um MVP (produto mínimo viável) é um aplicativo feito com o mínimo que ele exige para funcionar e ser testado no mercado, portanto um MVP já é um app funcional e programado.


Por isso, um protótipo de aplicativo é mais barato que um MVP, pois o protótipo ainda não exige programação e ainda não é funcional.

 

Ferramentas para criar um protótipo de aplicativo

 

Adobe XD

 

Muito comum entre os designers de UI e UX. Uma plataforma de prototipagem wireframe tudo em um, com protótipos imersivos, design de sites, aplicativos interfaces de voz e mais.


Esta plataforma tem a grande vantagem de permitir que equipes trabalhem juntas na plataforma e em tempo real, enquanto recebem comentários e feedbacks dos clientes.

 

Framer

 

Conhecida por sua versatilidade, interface imersiva, designs funcionais e modelos intuitivos.


Utiliza código CofeeScript para criar protótipos e deixa a experiencia do designer mais dinâmica com a experiencia de arrastar e soltar

 

Figma

 

A queridínha de empresa de software, o Figma, possui um editor no estilo arrasta e solta, muito fácil e prático para criação de wireframe e protótipos. Também possui muitos elementos imersivos para animar os protótipos.


Embora o Figma seja amplamente conhecido como aplicativo de design UX, ele também possui software para prototipagem rápida.

 

Webflow

 

Esta plataforma tem se tornado muito popular, pois fornece códigos e designers limpos e semânticos que aceleram o trabalho dos desenvolvedores. Portanto, ajuda na prototipagem e na construção de um website ativo, ao mesmo tempo.

 

Estes são algumas das ferramentas de prototipagem mais populares atualmente, porém existem diversas outras para experimentar.

Aqui na Mestres da Web, temos uma equipe altamente qualificada de designers prontos para atender sua necessidade e criar um protótipo de como criar um aplicativo.

Artigo deFernando CunhaCom mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.
Aviso de privacidade:Nós guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, ao usar nosso site você confirma que concorda com nossapolítica de privacidade.
ok