Varejo digital: Invista em tecnologia para o seu negócio

home/blog/aplicativos/Varejo digital: Invista em tecnologia para o seu negócio
Sem dúvida o ano de 2020 foi um marco na história mundial. O que antes era tido como seguro e normal, se transformou em ameaça.
Varejo digital: Invista em tecnologia para o seu negócio

Sem dúvida o ano de 2020 foi um marco na história mundial. O que antes era tido como seguro e normal, se transformou em ameaça. Fazendo com que as relações humanas - sejam profissionais, familiares ou sociais - fossem afetadas pela tecnologia. A pandemia impactou inúmeros setores da economia mundial e com o varejo - e o varejo digital -, não foi diferente. Percebemos que comércios que não comercializavam produtos essenciais tiveram que fechar suas portas e se adaptar abruptamente para o universo digital, caso ainda quisessem se manter competitivos no mercado.


As empresas que já realizavam a transformação Digital precisaram apressar o processo, enquanto as que não possuíam nenhuma estratégia para as vendas digitais, tiveram que se reinventar para atender as mudanças de um mercado sem precedentes.


Segundo o relatório realizado pela Ebit | Nielsen, em 2020 as vendas on-line bateram recorde de faturamento dos últimos 20 anos. Dito isso, a maior mudança para este acontecimento se deu no fato de que houve um aumento de 40% nos consumidores dessa modalidade de compras, afinal, muita gente encontrou nas compras on-line uma maneira de adquirir seus produtos sem precisar sair do isolamento social.


Engana-se quem pensa que com o fim da pandemia do Coronavírus, o comércio abandonará seus movimentos on-line, muito pelo contrário. Muitos especialistas na área apontam que o mundo nunca mais será o mesmo. A tendência é que o faturamento derivado de e-commerces atinja um aumento significativo, mesmo quando as atividades presenciais voltarem ao normal. Quer descobrir quais são as tendências do varejo digital para 2021? Neste artigo apresento para vocês o porquê apostar na transformação Digital pode ser um ótimo investimento para este ano.


Varejo: Físico e Digital finalmente unidos!

Você já ouviu falar do “figital”? É o termo responsável por unir experiências físicas e digitais para os clientes. Esta é uma tendência que veio para ficar, dada a facilidade que o consumidor encontra nas compras on-line. 


Novas modalidades de e-commerce

É comum que com o aumento da compra e venda de artigos pela internet, surjam novas modalidades, como os marketplaces e o dropshipping. Hoje, por exemplo, já representa 78% do faturamento total do e-commerce no Brasil, atraindo pequenos e médios empreendedores para o mercado digital. 


Novas formas de pagamento on-line no Varejo Digital

Mesmo que o Pix não tenha sido criado apenas com o intuito do varejo digital, ele com certeza foi um marco do último ano, e em 2021 outras soluções de pagamento devem continuar em foco, como os links de pagamento, que permitem vendas por plataformas digitais ou redes sociais, por exemplo. Ou os pagamentos por aproximação, que evitam o contato físico entre consumidor e máquina de cartão.


Tecnologias aliadas à experiência de compra

Espelho virtual, realidade aumentada e outras tecnologias surgiram para melhorar a experiência de compra on-line, e podem ser tendência em 2021. Principalmente para aqueles consumidores que estão iniciando sua jornada de compra digital. 


AutoCheckOut

 Além do investimento em transformação digital, será importante que as marcas tornem suas lojas físicas mais tecnologias, como opções de pagamento sem contato, como o AutoCheckOut por exemplo, quando o próprio consumidor realiza todo o processo de pagamento. 


Crescimento das vendas on-line

Segundo inúmeras pesquisas feitas no último ano, consumidores que realizaram sua primeira compra on-line em 2021 pretendem manter o hábito de compras digitais, mesmo quando a situação da pandemia se normalizar, isso indica um aumento no faturamento das vendas digitais. 

Invista no que há de melhor em Design e Tecnologia, faça o seu projeto com a Mestres da Web!

Artigo deFernando CunhaCom mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.