Sistema Web: O que é, Como Funciona e Vantagens para Empresas em 2025

Descubra o que é um sistema web, como funciona e suas vantagens para otimizar processos e aumentar a produtividade da sua empresa. Saiba por que investir em software web em 2025.
Sistema Web: O que é, Como Funciona e Vantagens para Empresas em 2025

Ao passo que o mercado se torna cada vez mais digital e conectado, mais empresas buscam se transformar digitalmente e acabam recorrendo a soluções em forma de software, com o intuito de otimizar processos e aumentar a produtividade dentro da empresa. 


Porém, o desenvolvimento de software é uma atividade complexa e que exige um investimento considerável. No entanto, um sistema web pode ser uma alternativa muito interessante para quem busca reduzir custos e ainda assim ter um software eficiente e eficaz, além de ser um conceito que elimina muitos problemas e dores de cabeça para a empresa.

 

O que é um Sistema Web? 

 

Um sistema web é apenas um software hospedado na internet. O conceito é muito simples, porém traz inúmeros benefícios para a empresa, sendo o principal deles a possibilidade de acesso em qualquer lugar através de qualquer dispositivo com navegador e conexão à internet.  

Este benefício por si só já facilita o cotidiano da organização e impacta diretamente nos resultados.


Um software web também elimina qualquer necessidade de instalações e download de recursos ou atualizações. 

 

Como Funciona um Sistema Web: Arquitetura e Acesso Remoto

 

Para que um sistema web exista, é necessário que o software seja hospedado em um servidor, que será responsável por executar todos os processamentos e consultas ao banco de dados através de uma linguagem específica.


Assim, tornando possível o acesso remoto, onde qualquer usuário cadastrado pode acessar o software hospedado e visualizar, manipular e enviar dados a serem processados pelo servidor.


Para que a comunicação web seja possível, o software é desenvolvido através de uma linguagem web como JavaScript, e é hospedado em um servidor. Logo o acesso ao sistema é possível através de navegadores em desktops, notebooks, tablets e smartphones.

 

A Evolução do Sistema Web Detalhadamente

 

Anteriormente, os softwares só podiam ser utilizados em hardwares locais com o software instalado, logo todos os arquivos e documentos produzidos dentro do sistema eram armazenados localmente ou em algum diretório de rede.


Isso tornava o compartilhamento de arquivos muito menos eficiente e mais complexo, onde só era possível realizar tal atividade através de ferramentas especiais que exigiam instalação na estação de trabalho ou no dispositivo móvel.


Porém, conforme a banda larga se tornava cada vez melhor, os serviços e processos online se tornaram muito mais eficientes e tornaram o compartilhamento de dados muito mais rápido e simples.


Atualmente, os sistemas web, também conhecidos como app web, ou software web, se tornaram uma boa escolha para atender necessidades de gestão e processos de qualquer segmento do mercado.  

 

Principais Vantagens de Utilizar um Sistema Web na Sua Empresa

 

Maior produtividade

 

Como um sistema web pode ser utilizado em praticamente qualquer lugar e qualquer momento, problemas de última hora e urgências não serão mais um problema, além de que o acesso a informações e a resolução de problemas em si são mais rápidos e eficazes

 

Custo-benefício

 

Os sistemas web são uma ferramenta com ótimo custo-benefício sistema web, pois trazem a maioria das vantagens de um software regular por um valor de investimento acessível para as empresas.


Os softwares hospedados na internet também evitam a necessidade da compra de computadores robustos e máquinas específicas para executarem o sistema.    

 

Atualizações e melhorias

 

Conforme sua empresa se torna maior, melhorias e upgrades serão necessários. Em um sistema web isso não é um problema.

Atualizações e melhorias como mais espaço para armazenamento e maior capacidade do servidor podem ser facilmente implementadas através do suporte técnico, sem a necessidade de novos recursos ou substituir componentes.


Além disso, nenhuma instalação local ou atualizações por download são necessárias, pois apenas a atualização no servidor de hospedagem é necessária. 

 

Integração

 

Algumas empresas já possuem diversos sistemas para diferentes processos realizados em seu cotidiano.


Conseguir uma boa integração entre todos estes sistemas pode ser uma tarefa complicada, no entanto, um sistema web facilita muito esse processo e garante uma integração muito mais eficiente entre cada processo, devido a sua possibilidade de ter tudo hospedado em apenas um servidor.

 

Segurança

 

Em um software remoto, backups são realizados automaticamente e regularmente, o que evita a perda de dados caso aconteça qualquer imprevisto. Além disso, a segurança dos dados é garantida através da restrição de usuários e permissões concedidas de acordo com as preferências do gestor.


Por fim, o controle e verificação de dados corrompidos ou incorretos se torna muito mais eficiente, devido a centralização dos mesmos em apenas uma plataforma.

 

Sistema web personalizado

 

Assim como em um software regular, o desenvolvimento de sistema web é feito de maneira personalizada e específica para atender a necessidade da sua empresa. Durante o planejamento do projeto, é feito um levantamento de requisitos de funcionalidades que o software deverá cumprir, portanto, é responsabilidade dos desenvolvedores garantir que o produto final verdadeiramente atende aos requisitos e a expectativa do cliente.

 

Tipos de Sistema Web Para 2025


Os sistemas web são variados e amplos para diversas formas de se atrair usuários, podem ser sites para portfólio, informação, vendas, etc. Cada tipo de sistema web tem seu propósito, seja ele com arquitetura com aplicações padrões, Single Page Application, corporativo, e-commerce ou PWAs que combinam web e mobile.


Entre as categorias de sistema web, estão:

  1. E-commerce: Venda de produtos e serviços online. Maiores exemplos são Amazon, Shopify, Hubla, entre outros.
  2. Sistema de Gestão de Conteúdo: Ajudam na criação e gerenciamento de sites. Bons exemplos de CMS são Wordpress, Figma e Joomla.
  3. Ferramentas de Colaboração: Ferramentas como Google Docs, Sheets e outras ajudam na colaboração de demandas da equipe, com uma compartilhamento rápido e fácil de usar.
  4. Redes Sociais: Entre os apps mais lucrativos do mundo, estão as redes sociais, plataformas de interação, comunicação e criação de conteúdo como TikTok e Instagram possuim um púbico amplo de usuários e comunicadores, atraindo cada vez mais usuários e consequentemente aumentando sua receita anual.
  5. Costumer Relationship Management (CRM): Sistema onde a principal ideia e funcionalidade é organizar e centralizar os registros de todos os clientes. Exemplos favoráveis são Fleeg, HubSpot CRM e monday CRM.


Como vimos, um software web se apresenta como uma ótima opção para quem busca uma solução personalizada e com ótimo custo sistema web.

É muito importante para a empresa de software ou companhia que elas se mantenham atualizadas e façam parte da era digital em que vivemos.


O mercado está cada vez mais competitivo, e quem não se adapta as novas tendências de tecnologia acaba ficando atrás da concorrência.

Portanto, mesmo que não seja um sistema web, procure outras soluções como um software de prateleira, que são mais acessíveis e atendem necessidades comuns do mercado.


Você gostaria de saber também desenvolver um app? Separamos uma matéria especialmente para você aprender de uma vez por todas: como criar um aplicativo.


Obrigado por ler até aqui! A Mestres da Web espera ter ajudado na sua jornada!

Avalie este post

Tem uma ideia de app ou sistema e não sabe por onde começar?

A Mestres da Web transforma ideias em aplicativos e softwares personalizados, com foco em desempenho, experiência do usuário e resultados reais.

Seja para web, mobile ou soluções internas, a gente te ajuda a tirar o projeto do papel.

Clique aqui e saiba mais!
Fernando Cunha
Artigo deFernando Cunha

Com mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.