Vamos conversar sobre o seu projeto

Fale sobre você

Qual o tipo do seu projeto?

Teste de software: Como Fazer e Ferramentas para Te Auxiliar no Processo

home/blog/aplicativos/Teste de software: Como Fazer e Ferramentas para Te Auxiliar no Processo
Teste de software: Como Fazer e Ferramentas para Te Auxiliar no Processo

O teste de software é uma disciplina essencial no desenvolvimento de sistemas, visando avaliar a qualidade e eficiência de um programa ou aplicativo antes de sua implantação. 


Esse processo sistemático envolve a execução controlada do software com o objetivo de identificar possíveis falhas, garantir que os requisitos funcionais e não funcionais sejam atendidos e verificar se o produto final atende às expectativas do usuário.


O que é teste de software?

Teste de software é um método para verificar se um programa de computador funciona conforme o esperado e não apresenta defeitos.


O teste de software pode envolver diferentes técnicas, ferramentas e objetivos, dependendo do tipo de software e do nível de qualidade exigido.


A importância dos testes de software é detectar erros precocemente e garantir a estabilidade e confiabilidade do produto final, além de ajudar a economizar recursos, evitando correções dispendiosas após a implementação.


Em um ambiente dinâmico de desenvolvimento de software, os testes desempenham um papel fundamental no fornecimento de soluções robustas e de alta qualidade.


Quem faz o teste de software?

A responsabilidade por conduzi-lo recai sobre profissionais especializados, chamados de QAs (analistas de qualidade) também conhecidos como testadores de software.


Além disso, ao depender da etapa do projeto, também é possível que os próprios desenvolvedores façam testes para assegurar que tudo está saindo como planejado.


Na verdade, esses profissionais desempenham um papel importante na documentação dos resultados, destacando possíveis problemas e propondo soluções.


Quais são os tipos de teste de software?

Existem vários tipos de testes de software que constituem uma abordagem multifacetada para garantir a qualidade e a confiabilidade do sistema antes da implementação. Alguns desses são: 


  • Teste de performance;
  • Teste de desempenho;
  • Teste de unidade;
  • Teste de caixa branca;
  • Teste de caixa preta.


Dentre esses, alguns são mais utilizados, como o teste de performance ou desempenho, que servem para verificar o volume de usuários utilizando a plataforma.


Já os testes de unidade testam partes isoladas e gerais do software, como funções, classes ou módulos para verificar como elas interagem entre si.


O teste de caixa branca analisa o código fonte e a lógica interna do software e o teste de caixa preta avalia as funções e os requisitos externos do software, sem olhar para o código fonte.


Qual é o processo de teste de software?

O processo de teste de software depende do projeto e da empresa, mas uma etapa bem comum é seguir a ordem de:


  • Validar o design do software;
  • Validar integrações entre front e back-end;
  • Fazer testes de regressão;
  • Detectar e documentar falhas encontradas;
  • Fazer as devidas correções e melhorias.


Normalmente, o primeiro passo é validar o design do software, que deve ser fiel ao que foi planejado pelo designer.


Depois, é preciso validar as integrações entre o front-end e o back-end, que são as partes responsáveis pela interface e pela lógica do software, respectivamente.


Como as integrações são feitas gradualmente, é necessário fazer testes de regressão, que verificam se as mudanças não afetaram as funcionalidades já testadas anteriormente. 


E ao longo de todo o processo, a detecção e documentação de falhas são partes cruciais de todo e qualquer projeto desenvolvido. 


Isso permite que a equipe de desenvolvimento faça correções e melhorias iterativas, garantindo que o software atenda aos mais elevados padrões de qualidade.


Assim, o teste de software garante que o software funcione corretamente e atenda aos requisitos do projeto, por isso é fundamental realizar uma bateria de testes antes de ser entregue ao cliente, e com esses testes ao longo prazo pode ser analisado o ciclo de vida de um software.


Quais as melhores ferramentas de teste de software?

Existem muitas ferramentas de teste de software disponíveis no mercado, mas algumas se destacam por sua popularidade, funcionalidade e qualidade. Algumas das melhores ferramentas de teste de software são:


  • Cypress;
  • Appium;
  • Asana;
  • Selenium;
  • TesteComplete.


Cypress é um programa que ajuda você a testar se o seu site funciona bem em diferentes navegadores. Usando o Cypress, você pode executar testes que simulam ações que um usuário realiza em seu site, como clicar em botões, inserir texto, etc.


Appium é um programa que ajuda a testar se um aplicativo para celular ou tablet funciona corretamente em diferentes tipos de dispositivos, como iPhone, Android ou Windows.


Assim como o Cypress, ele permite testar as interações dos usuários, porém agora com aplicativos, algumas dessas interações são tocar na tela, digitar textos, etc.


Já o Asana é um programa que funciona na internet, então é possível acessá-lo de onde estiver para organizar e acompanhar as tarefas que uma equipe precisa realizar.


O Selenium também permite realizar testes em navegadores, mas um diferencial é que ele pode executar e documentar esses testes de maneira totalmente automática toda vez que algo mudar no site em questão.


Por fim, o TesteComplete é um programa que funciona com vários tipos de programas, como os que rodam na internet, no celular ou no computador.


Ele também permite que se use várias linguagens de programação para escrever seus testes, como:


  • Java;
  • Python;
  • Ruby;
  • C#.



Conclusão

Em conclusão, o teste de software é uma prática essencial no desenvolvimento de sistemas, visando garantir a qualidade, eficiência e confiabilidade dos programas antes de sua implementação.


O processo de teste segue uma sequência lógica e a detecção e documentação de falhas são cruciais para a correção iterativa, garantindo que o software atenda aos mais elevados padrões de qualidade.


Tem dúvidas de quanto custa fazer um aplicativo? Você pode ler o nosso artigo e abranger seu conhecimento.

Artigo deFernando CunhaCom mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.
Aviso de privacidade:Nós guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, ao usar nosso site você confirma que concorda com nossapolítica de privacidade.
ok