Vamos conversar sobre o seu projeto

Fale sobre você

Qual o tipo do seu projeto?

Função forEach JavaScript: o que é?

home/blog/aplicativos/Função forEach JavaScript: o que é?
Função forEach JavaScript: o que é?

A função forEach JavaScript é uma forma de estrutura de repetição que permite a manipulação dos elementos do array. Por isso, acaba sendo um recurso bastante útil para programadores em geral.


Esta linguagem de programação é muito utilizada mundialmente visto que é possível desenvolver javascript app de alta qualidade com esta tecnologia.


Dessa forma, o forEach (ou para-cada, como também é conhecido) pode ser usado quando você quiser aplicar uma função específica a todos os elementos do array. Assim, ele torna desnecessário escrever muitas linhas. Agora, o que ele realmente significa? E quando utilizá-lo? Entenda!


O que é a função forEach JavaScript?


Pois bem, como já antecipei um pouco na introdução, a função forEach JavaScript funciona como uma estrutura de repetição. Lembre-se, por exemplo, que estas estruturas são variadas e, entre elas, temos o do-while, como já falamos em uma publicação anterior.


Além disso, porém, é importante que você tenha em mente também o que é um objeto array. Em síntese, estas são estruturas de dados as quais possibilitam o armazenamento de variáveis ou objetos, alinhados como se fossem numa fila. 


Então, o que o método forEach permite é a manipulação dos elementos de um array. Assim, ele possui a finalidade de facilitar a execução de certas funções para cada um dos elementos de um array. 


Dessa forma, podemos dizer que o método forEach() realiza a execução de uma função de retorno (callback) em cada elemento do array. Isto é, possibilita a retomada do processamento de um conjunto de comandos.


Por fim, além disso, saiba que, embora não seja nosso foco hoje, a função forEach pode ser utilizada também em outras linguagens que vão além da JavaScript. É o caso, por exemplo, de PHP, em que se usa com uma finalidade semelhante.


Complemente seu conhecimento em programação conhecendo o recurso gráfico para você desenvolver um software de maneira mais organizada, o ide.


Conceitos básicos do forEach Javascript


Antes de falar sobre aspectos mais técnicos da função forEach em JavaScript, é necessário recordar algumas definições essenciais. Por isso, relembre de algumas:


  • Array: como falei antes, é como uma lista de valores que ficam armazenados, sempre em ordem e iniciando no 0;


  • Iteração: na programação, normalmente se refere à iteração como a repetição de ações;


  • Callback: é uma função que cria regras para que outras funções sejam utilizadas no futuro (como a forEach);


  • Estrutura de repetição: são recursos que tornam possível a execução de trechos de código de acordo com uma condição por mais de uma vez. O forEach é uma delas, assim como o for, o while e o do-while, por exemplo.


Com essas definições em mente, fica mais fácil compreender o que é o forEach() e como ele funciona na prática. São conceitos relativamente comuns na programação, mas que precisam ficar claros para quem deseja aprender mais sobre conteúdos como estes.


Conheça mais sobre uma das linguagens de programação mais utilizadas do mundo. Saiba como configurar o alert javascript


Como é a sintaxe?


Como falei antes, a função forEach JavaScript acaba criando a execução de uma função callback nos elementos do array. Então, ela é como um parâmetro na execução do loop.


Dessa forma, a sintaxe básica do método forEach() no JavaScript é o seguinte:


Array.forEach(callback, [ contextObject]);


Argumentos do método forEach ()


Perceba, a partir disso, que o método forEach() itera a respeito dos elementos do array. Além disso, utiliza dois argumentos básicos. Em primeiro lugar, a função de retorno de chamada callback, sobre a qual já mencionei antes.


Já, em segundo, o contextObject, que é utilizado também pela função de retorno. Ou seja, ele permite que você faça referência ao contextObject dentro do callback, a partir do uso da palavra-chave this.


Por fim, saiba que esta função não é encadeada. Dessa forma, ela se diferencia de outras funções iterativas, como é o map(), o every(), o filter(), entre outros.


E então, entendeu melhor o que significa a função forEach e como utilizá-la em JavaScript? Que tal complementar seus estudos e conhecer alguns frameworks de javascript?

Artigo deFernando CunhaCom mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.