Na sua experiência como usuário, você já recebeu alguma caixa de diálogo de alerta em alguma página da internet? Provavelmente a resposta é positiva e, neste caso, você já pode começar a ter uma ideia do que é JavaScript Alert.
Dessa forma, o método alert() permite a criação de um tipo de mensagens de alerta. Assim, está ligada às funções do browser que podem ser manipuladas por JavaScript. Então, para conhecer mais sobre para que serve e como usar, continue lendo!
O JavaScript Alert
Bom, antes de começar a aprender de fato sobre como usar o JavaScript Alert, é preciso entender o que ele é na prática, concorda? Então, saiba, desde já, que essa é considerada uma das formas de caixa de diálogo mais simples.
Sua aparência, por exemplo, é fácil de lidar, sendo muito intuitiva. Até mesmo por isso, o alert em JavaScript é utilizado com bastante frequência para validações de formulários ou no bloqueio de ações num browser.
Dessa forma, o método alert() serve para habilitar uma mensagem no navegador que vem com uma janela pop up em um sistema web ou site. Além disso, é possível habilitar também um botão para a confirmação, de modo que a pessoa tenha de garantir que leu a mensagem que você queria passar.
Ou seja, é neste último caso que o JavaScript Alert acaba tendo a função de bloqueio. Isso porque o usuário não consegue continuar a navegação enquanto não clicar no botão de confirmação.
Isso tende a ser atraente, mas também pode ser perigoso. Pense que se você utilizar isso de forma exagerada, vai acabar irritando o usuário, que não irá mais voltar à sua página. Ah, e sem contar que hoje em dia os navegadores costumam oferecer funções para bloquear essa função alert.
O que são as caixas de diálogo
O JavaScript Alert é uma forma de caixa de diálogo. Mas, afinal, o que isso quer dizer? E quantas outras existem?
Inicialmente, saiba que caixas de diálogo são janelas modais. Elas têm a característica de serem exibidas no browser. A partir delas, há uma interação com o usuário que está navegando na página em questão.
Ou seja, com elas é possível criar perguntas e alertas diversos. Dessa forma, há diferentes funções relacionadas às caixas de diálogo. Assim, naturalmente, tanto a sintaxe quanto a forma de usá-las muda.
Em geral, então, existem três tipos:
- Alert(): como falei antes, o JavaScript Alert funciona para quando você precisa informar algo ao usuário. Por exemplo, mensagens de boas-vindas são bastante frequentes com este método.
- Confirm(): neste caso, a finalidade é que o usuário decida se quer ou não executar uma ação predeterminada na página. Então, há dois botões, sendo um de confirmação e outro para cancelar esta ação.
- Prompt(): por fim, o método prompt() visa obter informações. Ele também tem dois botões (ok e cancelar). Para que ele ocorra, o usuário precisa inserir um valor. Assim, uma ação direta é necessária.
Quer entender mais sobre a linguagem de programação Javascript? Leia também nosso artigo sobre a função foreach javascript.
Aprenda a sintaxe de alerta em JavaScript
Como mencionei acima, o comando do JavaScript Alert é alert(). Então, para executá-la, você precisa apender a sintaxe, que é a seguinte:
alert(“mensagem de exibição”)
Essa acima é a forma mais simples (aliás, bem simples, como você pode ver), mas não a única. Existe mais um meio de chegar ao mesmo resultado, que é com a declaração window como precedente, como abaixo. No fim, porém, o resultado é o mesmo.
window.alert(“mensagem de exibição”)
Como pular linha em JavaScript Alert
A forma de criar um JavaScript Alert personalizado por um desenvolvedor de sistemas é por meio do método de pular linhas. Através dele, você pode tornar a sua mensagem mais nítida e visível a quem entrar na sua página.
Para fazer isso, é só adicionar o comando “n”. Veja no exemplo abaixo:
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>
Alert em JavaScript
</title>
<meta charset="utf-8">
<script>
function funcao1()
{
alert("Exemplo denAlert em JavaScript!")
}
</script>
</head>
<body>
<input type="button" onclick="funcao1()" value="Exibir Alert" />
</body>
</html>
Para finalizar, saiba que o método alert(), assim como o prompt() e o confirm(), tem suporte nos principais navegadores. Por isso, além de simples e prático, é outro motivo para utilizá-lo.
E você, sabia como funcionava JavaScript Alert? Conheça javascript app diferentes e se impressione com o que é possível criar com esta linguagem de programação que pe uma das mais utilizadas no mundo.
Comentários
Bruno
19/02/2025
Muito bom