A criação de aplicativos de transporte é cada vez mais uma necessidade nesse setor. Em geral, quem não investe nisso, acaba ficando para trás.
Por isso, muitas empresas dessa área estão atentas ao que é necessário no desenvolvimento de um app desses. Afinal, quais funcionalidades são primordiais? Quais tecnologias devem ser incluídas? Quanto é necessário investir? Leia para entender isso e muito mais!
Como funciona a criação de aplicativos de transporte?
Inicialmente, é importante focar na parte de como funciona a criação de aplicativos de transporte. Na verdade, isso passa por algumas etapas comuns ao desenvolvimentos de apps, que vai desde o planejamento até o lançamento.
Então, para começar, saiba que antes de criar o aplicativo, é necessário entender como ele opera na prática. Neste caso, usando os mais famosos de exemplo, como a Uber e a 99 Táxis, há algumas etapas que sempre ocorrem quando um usuário utiliza o app.
Primeiramente, ele deverá solicitar um carro, seja agendando ou com uma corrida instantânea. Então, a partir dessa solicitação, vem a segunda etapa, que é a interação do motorista, que recebe uma solicitação a qual deverá aceitar ou rejeitar.
Após um motorista aceitar, inicia-se a terceira, que é quando o cliente pode acompanhar o carro chegando pelo mapa, bem como a hora em que isso irá ocorrer. Em seguida, durante a corrida, também é possível ter informações específicas, como a movimentação no mapa.
Uma vez que a corrida é finalizada, o app faz o próximo passo, que é a de confirmar o pagamento (normalmente já previsto, pelo menos aproximadamente, antes da corrida iniciar). Por fim, a sexta e última etapa é aquela em que o cliente e o motorista classificam um ao outro.
Perceba, portanto, que há uma série de questões que interagem para que o aplicativo funcione corretamente e tenha boas funcionalidades. Desse modo, isso serve também como base para a criação de aplicativos de transporte em geral, inclusive concorrentes.
Como um aplicativo como o Uber é criado?
Como você viu acima, o aplicativo da Uber é um exemplo de como pode ser feita a criação de aplicativos de transporte. Por isso, embora no seu caso possa variar, este é um bom exemplo para ilustrar melhor como funciona o desenvolvimento.
Antes de tudo, porém, é importante salientar que a sua empresa deve ter um planejamento. Ou seja, deve definir todas as usabilidades que deseja obter a partir do aplicativo e como quer que ele funcione.
Dessa forma, você pode construir um plano, em que descreve a estrutura do aplicativo, o tempo de construção dele, o investimento necessário, a renda potencial, o fluxo de usuários previsto, entre outros fatores. Para isso, é fundamental que você também converse com a empresa que vai construir o app, uma vez que ela poderá ajudar em algumas dessas etapas.
Já saiba, contudo, algumas das tecnologias que provavelmente serão utilizadas no desenvolvimento do aplicativo de transporte da sua empresa:
- Pagamentos dentro do aplicativo: inserir meios de pagamento é fundamental para o funcionamento geral.
- Geolocalização: permite o uso do GPS e, portanto, é fundamental para aplicativos deste tipo. Assim, oferece as funcionalidades do mapa e dá estimativa de preços, de tempo, entre outros fatores.
- Notificações personalizadas: permite avisar ao passageiro que o motorista chegou através de uma notificação push personalizada, por exemplo.
- Recursos diferenciados para passageiro, motorista e administrador: em geral, você vai acabar tendo de criar 3 aplicativos distintos. Isto porque um deverá ser para o cliente, outro para o motorista e, o último, para que o administrador opere.
Perceba, portanto, que esses são alguns exemplos apenas. Dessa maneira, de acordo com o que a sua empresa identifique como necessário, outras tecnologias também podem ser utilizadas.
Tempo e recursos necessários
Por último, duas dúvidas muito comuns relacionadas à criação de aplicativos de transporte é com relação ao investimento necessário em tempo e em recursos. Como você já deve estar imaginando, isto varia bastante de acordo com o projeto.
No entanto, em média, falando sobre o aspecto do tempo necessário, leva em média de 3 a 4 meses. Isto porque, como falei antes, via de regra é necessário o desenvolvimento de 3 apps diferentes.
Já, com relação ao custo, a variação é ainda maior. Como falamos em outra publicação, este valor pode variar entre 15 até 80 mil reais por aplicativo. Novamente, tudo depende das funcionalidades. E lembre-se ainda que não será só um app desenvolvido.
Bom, agora que você já sabe tudo que precisa na criação de aplicativos de transporte, é hora de procurar a fábrica de softwares ideal! A Mestres da Web é especialista em desenvolvimento, com experiência de mais de 300 projetos entregues.
Investimos no que há de melhor em tecnologias, metodologia e profissionais. Venha fazer seu orçamento conosco!