Vamos conversar sobre o seu projeto

Fale sobre você

Qual o tipo do seu projeto?

5 dicas de como utilizar Arrays em Java

home/blog/aplicativos/5 dicas de como utilizar Arrays em Java
5 dicas de como utilizar Arrays em Java

Arrays em Java são objetos que atuam armazenando variáveis. Por isso, costumam ser muito utilizados por programadores, de forma geral.


No entanto, o que são? Como utilizar? Como declarar Arrays? Como inicializar? Nesta publicação, você vai aprender dicas sobre isso. Portanto, acompanhe!


Saiba o que são Arrays em Java


Em primeiro lugar, é importante saber o que são Arrays de uma das principais tecnologia programação do mercado. Afinal, somente a partir disso você vai entender melhor como é possível utilizá-los e para que eles servem.


Bom, dito isso, saiba que Arrays também são chamados de matrizes no Java – portanto, você pode conhecê-los como ambos. Neste caso, eles são como objetos que têm a característica de armazenar muitas variáveis de um mesmo tipo.


Dessa forma, eles são como objetos de recipientes. Assim, então, eles acabam por receber um número predeterminado de valores – que, novamente, devem ser de um mesmo tipo. Além disso, eles fazem parte da classe pertencente ao pacote java.util que está na API Java. 

Já, com relação ao comprimento, ele deve ser estabelecido assim que o Array é criado, uma vez que, após a criação, ele deve permanecer inalterável.


Por fim, saiba que os itens pertencentes a um Array são denominados elementos. Ademais, estes elementos são acessados a partir de um número, sendo este número chamado de índice. Este índice deve começar pelo 0.


Como declarar Arrays em Java


Pois bem, até aqui você já aprendeu o que são Arrays em Java, certo? Agora, então, é hora de dar um passo à frente, para entender como declará-los.


Por isso, saiba que nesta etapa de declaração, cada Array tem um valor padrão. Dessa forma, por exemplo, uma lógica como a seguinte é utilizada:


  • Para números de um tipo primitivo, o valor utilizado é 0;
  • Para elementos boleanos, utilize false;
  • Para referências, o valor padrão é nulo (null). Desse modo, uma declaração Array possui dois componentes. Primeiramente, o nome do Array. Já, em segundo lugar, o seu tipo, que é descrito como tipo[], e contém os dados dos elementos do Array. Veja, então, alguns exemplos:


  1. int[] Array;            
  2. double[] ArrayDeDoubles;
  3. short[] ArrayDeShorts;
  4. String[] ArrayDeStrings;


Complemente seus estudos sobre esta linguagem de programação aprendendo sobre a estrtutura de repetiçaão do while java.


Aprenda como inicializar


E então, como inicializar Arrays em Java? Isto pode ser feito no momento em que você está declarando. Neste caso, terá uma lista com valores, a qual estará com elementos colocados entre chaves e separados por vírgulas.


Por exemplo, você pode criar um Array de inteiros assim:


Array = new int[10];

Então, deve atribuir valores para os elementos do Array nas linhas a seguir, como no exemplo abaixo. Nele, foram inicializados os três primeiros elementos, com a devida atribuição dos valores correspondentes:

Array[0] = 10; 

Array[1] = 20; 

Array[2] = 30;


Por último, saiba que você ainda pode criar alguns atalhos de sintaxe tanto para a criação quanto para a inicialização dos Arrays. Assim, o comando a seguir serve como exemplo. Note, neste caso, que o tamanho é definido pelo número de valores que é determinado entre chaves.

int[] mArray = {10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80};



Aprimorando um Array


Em quarto lugar nestas nossas dicas de como utilizar Arrays em Java, há uma instrução chamada “for aprimorado”. Neste caso, a utilidade dela é justamente para percorrer os Arrays e obter os seus elementos.


Destaco aqui, porém, que não há como modificar os elementos que forem percorridos. Isto só pode ser executado se a instrução for controlada por contador.


Na prática, portanto, a sintaxe deverá ficar dessa forma:

for ( parâmetro : Array )

    instrução


O que são Arrays multidimensionais


Para finalizar, é bom falar sobre Arrays multidimensionais, que é algo que acaba gerando certa confusão. Na verdade, porém, não é nada de mais. Em síntese, é simplesmente a declaração de um Array de Arrays.


Para isso, utilizam-se dois ou mais conjuntos de colchetes. Além disso, por certo, os elementos devem ser alcançados por valores correspondentes de índices. Ou seja, um exemplo de declaração poderia ser como o seguinte:


int [][] a = { { 1, 2 }, { 2, 2 } };


Em suma, note que as Arrays em Java não são tão complexas quanto parecem. Na verdade, elas são bastante utilizadas por programadores.


Gostou do conteúdo? Então, para mais publicações como essa, acompanhe nosso blog!

 

Artigo deFernando CunhaCom mais de 15 anos de experiência em tecnologia e formado pela FAAP em Administração de empresas, hoje é o CEO da Mestres da Web, empresa referência no mercado nacional e com projeções de expansão internacional.
Aviso de privacidade:Nós guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, ao usar nosso site você confirma que concorda com nossapolítica de privacidade.
ok