Se você é gestor ou empresário, já deve ter ouvido falar sobre a automação comercial. Trata-se de tornar automático os processos comerciais, utilizando ferramentas e plataformas como softwares e aplicativos, sempre em busca de agilidade e eficácia na hora de executar alguma tarefa. Além de claro, obter uma entrega mais rápida e de melhor qualidade.
Adotar a automação comercial, como parte do processo de transformação digital, é proporcionar mudanças significativas para a sua empresa, que vão desde modificações na estrutura básica da gestão de negócios, até a maneira como a empresa se relaciona com fornecedores e clientes, principalmente.
Desde o PDV (pontos de venda), processos de informatização, emissão de notas fiscais, até os mais complexos softwares de retaguarda - o famoso sistema ERP - , a automação comercial traz inúmeros benefícios às empresas, pois trata-se de um processo abrangente, inovador e facilitador da rotina empresarial.
Afinal, quais os benefícios da automação comercial?
Até 2022, a economia digital representará mais de 50% do PIB da América Latina, é o que apresenta uma pesquisa da IDC Latín America. O que isso quer dizer? Bom, o processo de implantação da automação comercial tem um tempo de retorno no investimento muito rápido e eficiente, mesmo que acreditemos que ele seja alto.
Melhorar o processo de gestão de uma empresa, obviamente, gera uma maior satisfação no cliente, e consequentemente, um aumento significativo no faturamento. Investimentos em TI, e principalmente na Terceira Plataforma (Mobilidade, Nuvem, Mídias Sociais e Big Data) são sinônimos de vantagem competitiva para estas empresas.
Eu sei que provavelmente você já deve estar convencido(a) de como a automação comercial pode beneficiar a sua empresa, mas que tal compreender um pouco mais sobre este assunto? Abaixo apresento quatro das maiores vantagens de implementar esse método o mais rápido possível.
Otimizar as tomadas de decisão
Organização e planejamento são cruciais para o sucesso de uma empresa. Esperar até o início do mês seguinte para analisar os resultados do mês anterior pode fazer com que seu negócio não sobreviva a mais um semestre.
Uma empresa sem números em mãos, é uma empresa despreparada. Os dados devem ser analisados e otimizados para aplicação de melhores estratégias, em inúmeros setores comerciais.
Um sistema de automação comercial moderno e eficaz permite a integração de todos estes setores, criando assim um fluxo de informações e processos dentro de sua empresa. Utilize a automação ao seu favor, atrele as necessidades da sua empresa aos benefícios que ela promove.
Desta forma, utilizando metodologias das grandes empresas do mercado, você torna sua empresa mais competitiva e multiplica facilmente seus lucros. Para dar este passo você precisará de planejamento e antecipação, saia da sua zona de conforto e junte-se às maiores empresas do mundo.
Controlar suas despesas com a Automação Comercial
Tão importante quanto se planejar e tomar decisões assertivas é, sem sombra de dúvida, controlar a entrada e saída de capital da sua empresa de forma eficiente.
Para muito além de apenas monitorar os volumes de entrada e de despesas, é importante saber como classificá-las. Desta forma, a empresa compreenderá melhor onde estão suas maiores fontes de faturamento e de custos.
Neste caso, a automação comercial dá uma maior domínio para que o empreendedor compreenda a rentabilidade de seu negócio. Sabemos que muitas empresas optam por analisar suas finanças de forma manual, o que demanda cuidado e tempo, além de estar sujeito a erros, que podem afetar a compreensão dos dados e até prejudicar a tomada de decisão financeira da empresa. Pensando nisso, a automação também surge como uma ferramenta de otimização de tempo e de resultado, além de auxiliar na definição de cortes, metas para o time de vendas, etc.
Acompanhar os resultados do seu faturamento com a Automação Comercial
Acabamos de falar sobre despesas, certo? Mas sabemos que o que mantém a sobrevivência de um negócio é o seu faturamento. Caso sua empresa esteja abaixo do lucro e você já tenha identificado quais são os motivos, bom, você está no caminho certo. Muitos gestores não conseguem rastrear os erros da empresa e acabam, inevitavelmente, indo à falência.
Identificar as problemáticas, realizando as mudanças e estratégias necessárias, acompanhar ativamente a evolução do faturamento fica cada vez mais fácil. Por isso, possuir a ferramenta necessária torna as tomadas de decisão muito mais coerentes e conscientes.
Sabemos que delegar o trabalho é uma das formas de conseguir de fato crescer com o seu negócio, pensando nisso, a automação é uma grande aliada, através dela, o dono da empresa pode acompanhar de forma precisa - mesmo que à distância - o desempenho de sua equipe. Automatizar processos que envolvem a entrada de recursos na sua empresa é sinônimo de garantia de que, seu capital está, de fato, entrando e crescendo dentro de sua empresa.
Mais agilidade e eficácia no atendimento com a Automação Comercial
Atualmente, um dos maiores desafios das empresas é manter a fidelidade de seus clientes. Uma estratégia que não considere a satisfação do cliente, alinhando-a com o ambiente corporativo dificilmente irá resultar em bons frutos.
Deste modo, a automação comercial pode ajudar a sua empresa a cultivar e fidelizar mais clientes, otimizando seu atendimento e a qualidade da sua equipe, resultando em mais satisfação para o seu público-alvo. Desta forma, você consegue oferecer um atendimento de qualidade, no entanto, de maneira muito mais rápida e dinâmica, afinal, sabemos que agilidade é o que os clientes procuram na hora de se comunicar com as empresas.
Vamos aos exemplos? Imagine que você é dono de um restaurante, e seu cliente tenha que esperar 15 minutos para ser atendido pelo garçom e mais 45 para que seu prato fique pronto. Como você acha que o consumidor se sentiria nesta situação? Bem, com a automação, seu restaurante pode, por exemplo, desenvolver um sistema de comandas eletrônicas, que permitem que seu pedido seja enviado diretamente para a equipe de cozinheiros, e após finalizado, enviado para a mesa que efetuou o pedido. Tudo isso por meio de dispositivos móveis, sem que o consumidor precise se deslocar dentro do estabelecimento. Parece o cenário dos sonhos, não é mesmo? Pois já existem inúmeras franquias de restaurantes adotando este método.
Com isso, o gestor consegue ter controle dos pedidos em tempo real e ainda por cima, estipular um tempo máximo de execução dos pratos. Com certeza os clientes teriam uma boa experiência e voltariam a consumir neste restaurante.
Como saber se minha empresa precisa de automação comercial?
Se as vantagens ainda não te convenceram, faça a você mesmo as seguintes perguntas:
- Eu deixo de vender porque minha empresa está desorganizada?
- Eu perco vendas porque não atendo às expectativas dos meus clientes?
- Eu tenho controle total sobre as finanças da minha empresa?
- Na minha empresa demoramos muito tempo para realizar tarefas que deveriam ser mais rápidas?
- Estou insatisfeito com a quantidade de clientes que possuo?
Se você respondeu “sim” para qualquer uma destas perguntas, está mais do que na hora de investir em uma solução de automação comercial!